Boas Vindas

Espero que vocês gostem de meus pequenos textos das matérias escolares do 7 ano... enfim, quero desejar-lhes uma boa leitura!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

HISTÓRIA-Tratado De Tordesilhas


Um assunto bastante abordado é o Tratado de Tordesilhas, que determinava a porção de terra no chamado Novo Mundo que caberia aos portugueses e a que caberia aos espanhóis. Entretanto, este Tratado não é apenas uma divisão, há muito mais coisas envolvidas.
Colombo, o descobridor das AméricasDescobrimento das Américas: Logo que Colombo chegou às Américas em 1492, o rei de Portugal, D. João II,  dirigiu-se à Tordesilhas, um povoado no recém-criado Reino da Espanha, a fim de assinar um tratado que regulava a repartição de terras descobertas e por descobrir, que seriam destinadas ao Reino de Portugal, para a colonização. Devido às contestações da corte portuguesa ante as pretensões espanholas, a rainha Isabel determinou que o Tratado fosse elaborado, sendo assinado em 7 de junho de 1494.
TordesilhasTordesilhas: O Tratado determinava que, contando-se 370 léguas (cerca de 1.770 km) além da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde (sob domínio português) uma linha fronteiriça seria traçada, determinando qual porção das terras descobertas pertenceriam a cada reino. As terras a leste do meridiano definido pertenceriam a Portugal, e as terras a oeste, à Espanha.
O território pertencente a Portugal foi dividido em Capitanias Hereditárias, ou seja, cada um desses territórios estaria sob o domínio de um oficial, e este ia passando aos seus descendentes. As capitanias eram: Capitania do Maranhão (dividida em duas);do Cearádo Rio Grandede Itamaracáde Pernambucoda Baía de Todos os Santosde Ilhéusde Porto Segurodo Espirito Santode São Toméde São Vicente (também dividida em duas); de Santo Amaro (que estava entre as duas seções da capitania de São Vicente); e por último, a Capitania de Santana.
Segundo o Tratado, o território brasileiro compreenderia hoje, parte dos estados da região Nordeste, Sudeste e Sul, sendo: parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, parte de Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e parte de Santa Catarina.
Algum tempo depois, em 1750, outro Tratado ajudou a definir o contorno do nosso país como conhecemos hoje: o Tratado de Madri.

Um comentário: