Um assunto bastante abordado é o Tratado de Tordesilhas, que determinava a porção de terra no chamado Novo Mundo que caberia aos portugueses e a que caberia aos espanhóis. Entretanto, este Tratado não é apenas uma divisão, há muito mais coisas envolvidas.


O território pertencente a Portugal foi dividido em Capitanias Hereditárias, ou seja, cada um desses territórios estaria sob o domínio de um oficial, e este ia passando aos seus descendentes. As capitanias eram: Capitania do Maranhão (dividida em duas);do Ceará; do Rio Grande; de Itamaracá; de Pernambuco; da Baía de Todos os Santos; de Ilhéus; de Porto Seguro; do Espirito Santo; de São Tomé; de São Vicente (também dividida em duas); de Santo Amaro (que estava entre as duas seções da capitania de São Vicente); e por último, a Capitania de Santana.
Segundo o Tratado, o território brasileiro compreenderia hoje, parte dos estados da região Nordeste, Sudeste e Sul, sendo: parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, parte de Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e parte de Santa Catarina.
Algum tempo depois, em 1750, outro Tratado ajudou a definir o contorno do nosso país como conhecemos hoje: o Tratado de Madri.
Algum tempo depois, em 1750, outro Tratado ajudou a definir o contorno do nosso país como conhecemos hoje: o Tratado de Madri.
muito bom :)
ResponderExcluirme ajudou muito!!
bb